A promoção "Quero Trocar Meu Carro Por Este Carrão", que a Nissan do Brasil veiculou no último dia 22 de novembro no website Facebook e no microblog Twitter, vem gerando queixas entre seus participantes. A ação premiou o tuiteiro que atingisse 44.500 retuites com um Tiida Hatch, e 44.500 status curtir no Facebook, com um Tiida Sedan. Logo após a promoção ir ao ar, o perfil @tca_oficial alcançou a meta de retuites e foi declarado o vencedor, gerando dúvidas entre os participantes, pois o volume de mensagens replicadas é considerado alto e difícil de ser atingido.
Mais tarde, foi constatado que o perfil vencedor usou um script para atingir a quantidade de retuites exigida pelo regulamento da promoção. Ou seja, um programa invadiu as contas de milhares de usuários do microblog, replicando os tuites sem a permissão dos mesmos. Diante das reclamações dos participantes, a Nissan do Brasil publicou uma nota no hotsite da promoção www.nissan.com.br/queromeucarrao (leia a íntegra abaixo) confirmando o perfil @tca_oficial como o ganhador do Tiida Hatch.
Ainda de acordo com a nota, a ação promocional foi submetida a auditagem da empresa Aly Consulting, que não verificou violações às regras da promoção. A nota revela ainda que o regulamento foi alterado posteriormente com a inclusão de um Comitê Auditor, formado por especialistas da internet e representantes da Nissan e de empresas organizadoras da promoção. Diante da polêmica gerada, a montadora decidiu premiar outro participante que atingisse 44.500 retuites com um Tiida.
"Constatamos que não havia nada que desabonasse a pessoa e resolvemos dar o prêmio", explicou o diretor de Marketing da Nissan do Brasil, Carlos Murilo Moreno, referindo-se ao dono do perfil ganhador. "Mas chegamos à conclusão que os participantes mereciam uma segunda chance, pois percebemos que havia brechas no regulamento". Moreno admitiu também que, ao veicular a promoção, a empresa "não tinha conhecimento de procedimentos automáticos que permitiriam alcançar a quantidade de retuites".
O executivo revelou ainda que a promoção passa a contar com um sistema que contabiliza a quantidade de retuites e a qualidade dos mesmos, evitando a ação de scripts e outros dispositivos replicadores de mensagens. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo criador do Migre.Me, o serviço de encurtamento de URL, Jonny Ken. "Ele vai atuar como nosso consultor técnico durante o processo e será o responsável por abastecer nosso comitê auditor de informações técnicas". A promoção "Quero Trocar Meu Carro Por Este Carrão" segue até o dia 22 de dezembro. No site Facebook, que possui dispositivos de privacidade mais seguros que o Twitter, ninguém conseguiu atingir a meta de 44.500 status curtir.
Comunicado
Como a ação realizada pela Nissan do Brasil “Quero Meu Carrão” é uma ação inovadora, que distribui prêmios atrelados às redes sociais, e diante de alguns questionamentos levantados no twitter, a Nissan, após a auditagem realizada pela Aly Consulting, contratada para acompanhar todo o processo da ação esclarece que:a) De acordo com o regulamento da ação promocional, o perfil @tca_oficial no Twitter foi o primeiro a atingir os 44.500 RT . Dessa forma, a participante conquistou o Nissan Tiida Hatch.b) O regulamento foi complementado com a inclusão de um Comitê Auditor, formado por especialistas da internet e representantes da Nissan e das empresas organizadoras da promoção.O Comitê Auditor avaliará todos os casos e dúvidas que eventualmente venham a ocorrer nas redes sociais e tem decisão soberana para decidir dentro do regulamento proposto. Membros do Comitê Auditor:
Eden Wiedeman (@realEden)
Flávia Penido (@ladyrastra)
Bruno Bucallon (@oestagiario)
Liline Ferrari (@lilianeferrari)
Carlos Murilo Moreno – Diretor de Marketing da Nissan do Brasil
Maury Tognolo – Diretor de Atendimento da ID/TBWA
Walid Aly – Auditor Independente da Aly Consulting
Fabio Chiorini – Xpress Comunicação
c) Reafirmando seu compromisso com a transparência e a sua crença na importância das mídias sociais, a Nissan colocará um segundo carro na promoção para o 2º participante que atingir 44.500 RT no Twitter ou tiver o maior número de retweets ao final da ação, que será no dia 22 de dezembro de 2010.A ação “Quero meu carrão” no Facebook ainda não tem um ganhador e continua válida atá que um participante alcance 44.500 “Curtir” ou tenha mais registros neste ícone, conforme o regulamento.Continue participando!
Fonte: http://carsale.uol.com.br/novosite/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário